A Música Portuguesa a Gostar dela Mesma

A ampla cultura Portuguesa, influenciada por inúmeras raças e culturas ao longo dos séculos, mas muito arraigada em costumes milenares, obviamente produziu um espectro de atividades muito típicas.

Eu confesso que a música não é uma das coisas que mais me chama a atenção num país, porém nesta viagem, observei muitos estilos diferentes e gostaria de compartilhar com vocês.

Fica de fora o magnifico Cante Alentejano que eu ainda não assisti pessoalmente. Tá na lista.

Estas senhoras de Várzea de Calde têm sua vida em família e trabalho, mas se dedicam a uma modalidade musical muito interessante. No Rancho, enquanto cantam, mostram suas atividades diárias. É uma maneira importante de manter viva as tradições de sua aldeia.
Rancho de Várzea de Calde

Os celtas ocuparam a península ibérica antes de Cristo, acho uns 5 séculos talvez, mas deixaram muitas marcas e a música foi uma delas. Eu adoro, especialmente nas festas medievais que são uma viagem no tempo. 
Festa Medieval

A Cerimônia do Toco é realizada em Várzea de Calde no dia 03 de outubro de cada ano, a idéia é trazer os melhores e maiores pinheiros para as senhoras que passam a noite orando por São Francisco de Assis, o padroeiro da aldeia, se sentirem aquecidas. Acabou foi em festa. Vai vendo os pés de valsa brasileiros se soltando…
Baile na Cerimônia do Toco

Ama Portugal e está com o coração apertado de saudades? Então curte 1 minuto desta concertina típica de festas populares.
Concertina, a música da festa do povo.

Este vídeo é sobre o que é uma tuna, especificamente a de Lamego para seu deleite. Formadas por universitários com o objetivo de bancar suas despesas, principalmente os “extras”, elas são uma herança centenária de Espanha. Eu adorei a beleza da apresentação discreta, mas cheia de charme.
As tunas foram uma descoberta.

Deixe um comentário